AMOR A DEUS E A SUAS CRIAÇÕES - AMEMOS A NATUREZA!!!

Estação Ecológica do Seridó - ESEC do Seridó, um paraíso silvestre no Sertão do Seridó!!!


De um grande pensador:

"Sonhar é gratuito, mas a realização dos sonhos tem um preço." Prof. Rômulo TARGINO dos Santos - sub registro Abidullah Kalón



quinta-feira, 24 de junho de 2010

O PROCESSO DE AÇUDAGEM NO SERIDÓ


Muitos relatos encontrados, datam que oficialmente as campanhas por construção de açudes e barragens, somente deu-se inicio em meados do século XIX. O processo de ocupação dos territorios seridoenses pelos portugueses, buscava apenas áreas para expanção de seus rebanhos, com pastagens e água que poderia estar em fartura nas ribeiras. Por outro lado, as regiões montanhosas foram onde por muita resistencia fixaram-se as terras aos amerindios já aqui existentes.
Diz-se nos relatos memoriais de Caetano Dantas Correa, que a única pratica agricola na região se fazia no uso das vazantes dos rios, ou de lagoas naturais, ou terras de baixios.
A necessidade do aramzenamento de água, se incia quando as familias seridoenses comessam a fixar seus descendentes na região. Quando a seca se transformou num desafio a sobrevivencia humana. Somente nos meados do século XIX, quando realmente haviam aqui populações significativas e com o Brasil Império que se viu o quanto acumular água, em meio ao sertão nordestino seria importante.
Os grandes açudes datam história do império, como exemplo maior parte dos açudes cearenses, como o da pedra da galinha choca, construido por D. Pedro II.
O açude mais antigo no atual territorio do município de Caicó, é o Açude Recreio, que esta hoje com suas águas contaminadas, pela degradação ambiental causada em seu entorno que esta quase práticamente urbanizado.
(Por Prof. Rômulo Targino)